DESTAQUE

Decoração de Home Office: Mais Produtividade; Menos Estresse

05/01/2019

Muitos profissionais estão adotando o home office por diversos motivos e em inúmeras áreas de atuação, em especial os freelancers, mas saiba que grandes empresas e startups entendem que oferecer essa modalidade aos seus funcionários pode trazer grandes ganhos de produtividade. A decoração de home office é um dos aspectos mais importantes, já que interfere na sua produtividade e no seu nível de estresse

 

 

Sabemos que esse modelo de trabalho não é para qualquer perfil. Além disso, para ter sucesso é preciso ficar atento aos bons hábitos de quem opta por trabalhar nesse modelo. . Então, se você deseja melhorar seu espaço de trabalho fora dos escritórios convencionais, veja estes 3 estilos de decoração de home-office e inspire-se!

 

“Menos é mais” está sempre em alta

 

Para começar, menos é sempre mais. Nesse caso, se falamos em aumento da produtividade e redução do estresse, o estilo minimalista cai super bem na decoraçao de home office. Mas não adianta colocar o notebook sobre uma mesa, posicionar uma cadeira e dizer que encontrou o minimalismo que estava em você. Sabe por quê? Em 15 minutos, você não encontrará a posição correta na cadeira; sentirá dores no pescoço e voltará rapidamente para continuar lendo este texto. Se insistir, tudo bem. Nós avisamos!

 

 

Veja só. O minimalismo é baseado em intencionalidade. Aqui você percebe que não é tão simples. Originado nos Estados Unidos, na década de 1960, o minimalismo é marcado pela simplicidade e pela objetividade de suas expressões. Na prática da decoração de home office, o minimalismo é expresso pela retirada de elementos distratores. Portanto, utilizam-se objetos, cores e, até mesmo, elementos de repouso que tenham um significado, uma utilidade, uma intenção.

 

Dentro do estilo minimalista, há seis tendências com características específicas que podem trazer ideias diferentes para seu espaço.

  1. O minimalismo estético que traz uma marcante preferência por pintura monocromática e objetos com o mesmo traçado, com destaque para linearidades.

  2. O minimalismo essencialista com foco em ter menos e usar menos - que pode ser “traduzido” para usar apenas o necessário em cada atividade.

  3. O minimalismo experimental que defende a experiência como mais importante do que a posse - algo como ter menos e sentir mais.

  4. O minimalismo sustentável que foca na redução do consumo e nas práticas de reutilização.

  5. O minimalismo econômico em que o foco é gastar menos, e não usar menos.

  6. Finalmente, o minimalismo mindfulness que mantém seu foco na busca por um ambiente que promova a tranquilidade ou a paz mental.

Cada estilo de minimalismo pode oferecer ideias para a decoração de home office que fica a sua cara. Você é quem decide quais elementos utilizar. Pense, sempre, que o ideal é o equilíbrio entre cores, formas e objetos. Use o essencial. Fuja das distrações, mas reserve um espaço para descanso.

 

O resgate de estilo que é sempre tendência pop

 

Se você precisa de “um pouco mais” do que o estilo minimalista oferece, que tal buscar uma inspiração no passado e trazer para o presente? Você já deve ter ouvido o termo Vintage. Com origem inglesa, o termo foi primeiramente utilizado como referência às melhores colheitas, com as quais eram produzidos os melhores vinhos. No universo da decoração e, especialmente, na decoração de home office, Vintage é utilizado como um resgate de estilos de outros tempos, mas que se encaixam nas necessidades da nossa era.

 

O Vintage é marcado pelo resgate de mobiliários de uma época passada. Mas há um estilo de decoração que se aproxima do Vintage e pode complementá-lo: o Retrô. A sutil diferença entre os dois é que o segundo, além do resgate, expressa uma releitura do mobiliário e dos objetos. O encontro dos dois estilos pode resultar na perfeita harmonia entre as formas, as narrativas históricas e a modernização da utilização.

 

Seu home office pode contar com objetos como câmeras analógicas, máquinas de escrever, móveis restaurados. Essas opções trazem foco, aumentam a produtividade e reduzem o estresse, porque conectam a pressa do nosso tempo histórico com o ar, muitas vezes, bucólico e ameno do passado.

 

O Pop também aumenta a produtividade

 

O Pop Art é um movimento artístico, nascido na década de 1950 na Inglaterra. Sua maior característica é a utilização de cores vivas. Além disso, a alteração do formato dos objetos e das representações é marcante. A decoração de home office no estilo Pop Art trará dinamicidade, jovialidade nas cores e nas composições.

 

Esse estilo de decoração é ideal se você trabalha com processos criativos por exemplo. Afinal, as paletas de cores podem ser diversas e costumam trazer alegria para o ambiente. É preciso, claro, tomar cuidado com os exageros, já que qualquer descuido pode provocar uma confusão sensorial.

 

 

 

A inspiração trazida pela Pop Art, com pufes coloridos, quadros-releituras de ícones da cultura pop, tapeçaria leve e móveis com cores primárias, aumenta sua produtividade. Afinal, você estará sempre motivado a criar e excelentes estímulos ao seu redor. Ao mesmo tempo, a boa distribuição de cores e formas pode produzir conforto a partir da representação da sua personalidade em cada alternativa decorativa. Por isso, esse estilo de decoração de home office pode aumentar a sua produtividade e reduzir os níveis de estresse.

 

A Revista Casa e Jardim trouxe dicas para decoração de home office e, ao destacar a importância da pintura, valorizou as cores primárias. Ao indicar as cores ideais, sugeriu o tom azul por estimular o equilíbrio do ritmo cardíaco e a redução da frequência respiratória a níveis saudáveis. Utilizar uma parede com este tom e um móvel monocromático azul pode trazer esses benefícios para seu dia a dia em home office. E isso tem toda relação com a Pop Art.

 

Decoração de home office no seu estilo, mas sem exageros!

 

Vivemos na era do consumo, na qual “quanto mais, melhor”. Por isso, tenha cuidado com os excessos e com as dicas “de ouro” que vê por aí. Não importa se você vai seguir completamente o estilo minimalista, Vintage ou a Pop Art. Tampouco, se você vai misturar tudo isso. O importante é ter certeza da funcionalidade da sua decoração. Se você fizer de qualquer jeito corre o risco de dificultar sua produtividade, aumentar seu estresse. Ou seja, perdendo tempo e dinheiro.

 

 

 

 

O que você achou dessas ideias? Acha que consegue aplicar esses estilos para aumentar sua produtividade e reduzir seu estresse no home office? Conta pra gente. Aqui na Arquilego sempre estamos querendo saber mais sobre vocês!

 

 

 

Please reload

Como Fazer Uma Lista de Decoraçāo Perfeita Para Sua Casa

16.01.2019

1/10
Please reload

RECENTES
Please reload

TAGS
Please reload