DESTAQUE

Como Fazer Uma Lista de Decoraçāo Perfeita Para Sua Casa

16/01/2019

Você decidiu decorar sua casa ou apartamento ou um cantinho dele ao modo “faça você mesmo” (DIY)? Em um primeiro momento, deve ter identificado características no cômodo ou no imóvel que desejava modificar. Então, fez algumas pesquisas e encontrou inspirações interessantes. Mas como montar uma lista de decoraçāo ou uma lista de compra para decorar o seu espaço?

 

 

 Fonte: projeto de decoraçāo de varanda. Veja centenas de outros em nosso portfolio.

 

 

Conheça nesse artigo exclusivo, as técnicas e conceitos que os arquitetos da Arquilego usam para se criar uma lista de decoraçāo perfeita para os clientes.

 

Vamos contar um pouco sobre como fazemos nosso planejamento para transformar cada espaço! Você pode encontrar mais detalhes sobre a aplicação desta lista de decoração neste estudo de caso.

 

Se você quer saber como se planejar para evitar imprevistos e concluir sua decoraçāo com sucesso, leia nossas dicas até o final e aproveite o infográfico com o resumo do dessas dicas.  

 

1) Liste todos os itens de seu projeto para cada cômodo

 

Você costuma levar uma lista de compras para o mercado? Saiba que essa é uma ótima prática para economia. Isso vale para a decoraçāo também. Portanto, não deixe para escolher por conveniência ou porque o item está em promoção. 

 

São os detalhes do projeto que demonstram sua personalidade, suas preferências e sua linguagem. Afinal, cada item da decoração deve ser pensado com o propósito de trazer conforto, segurança, ergonomia, identidade, etc, para seu dia a dia. Peque seu projeto e anote todos os itens que devem compor cada cômodo, como móveis, adornos, quadros, papel de parede, cor de tinta, revestimentos em geral, cortinas, luminárias, etc.

 

 

Fonte: Arquilego, exemplo de parte de Lista de decoraçāo entregue aos clientes

 

Sua lista de decoração serve para impedir imprevistos e improvisos na hora da compra e da aplicação dos itens. Assim, quando você negociar descontos com os vendedores, poderá sugerir combos, kits com itens que estão na sua lista. Você pode, inclusive, mostrar sua lista de decoração completa para o vendedor e pedir orçamentos.

 

Perceba que sua lista de decoração é a transcrição do seu projeto. É nela que todos os itens estão descritos, com todas as especificações técnicas necessárias, dimensões, quantidades, capacidades. Não basta escrever “comprar uma geladeira”.

 

Você deve listar, por exemplo: geladeira duplex, de cor inox, 340 litros, 220 volts, sem dispenser de água, prateleiras removíveis, freezer separado, dimensões: 66,1 x 173,7 x 73,8.

 

Essas especificações ajudam quando você estiver comparando preços, discutindo descontos ou verificando se os itens estão adequados ao espaço físico do seu ambiente.  

 

2) Faça buscas em lojas físicas e online confiáveis
 

Você deve procurar produtos de sua lista de decoraçāo iguais ou similares ao seu projeto, em lojas físicas e online confiáveis.

 

Entre as ferramentas para consulta e comparação de preços online, está o Buscapé. Essa plataforma gratuita possibilita que você pesquise e compare preços de produtos em inúmeras lojas virtuais e oferece o link para comprar diretamente da loja escolhida.

 

Mas é confiável comprar online?  Veja algumas condutas saudáveis:

 

  1. Verifique a reputação da loja: na própria plataforma e em sites como Reclame Aqui e Trustpilot.

  2. Leia os comentários dos clientes recentes.

  3. Veja o número de vendas daquele produto específico e compare com o nível de satisfação dos clientes.

  4. Veja se o site explicita o CNPJ e endereço fïsico.

  5. Confira se existe canal para suporte por telefone, whatsapp ou qualquer outro meio.

  6. Veja se o site possui certificações de segurança. 

 

Vale a pena comprar em loja física?

 

As principais vantagens de comprar em lojas físicas são a possibilidade de experimentar e de negociar descontos. Você consegue sentir as texturas, avaliar a qualidade da matéria-prima, vivenciar o efeito das cores. Além disso, consegue negociar descontos com o vendedor ao propor a compra de conjuntos de itens.

 

É aconselhável que você sempre

  • busque os preços em lojas online

  • some o valor do frete

  • então, vá até as lojas físicas para comparar.

 

Assim, você terá outros parâmetros de comparação além das promoções da própria loja.

 

Outro fator importante é que as lojas físicas no Brasil ainda respondem mais rapidamente aos processos de troca de mercadorias. As lojas virtuais têm aperfeiçoado os processos de troca e devolução, mas pecam em vários aspectos. Portanto, você deve considerar essas variáveis na hora de comparar e decidir onde comprar!

 

3) Verifique as dimensões antes de comprar

 

É importante que você se certifique de que as dimensões do produto são as dimensões projetadas. Largura, altura e profundidade do produto comprado devem respeitar as dimensões projetadas. Assim, você não terá problemas espaciais em sua decoração.

 

 Fonte: exemplo da Loja TokStok

 

Essa etapa deve acontecer de forma simultânea à escolha das lojas. Afinal, de nada adianta você comprar um produto em promoção se as dimensões excedem o que foi projetado. Entenda que adaptações e flexibilidade são importantes para a conclusão do projeto, mas em cada alteração você corre sérios riscos de se perder.

 

Faça sempre o maior esforço para comprar os produtos exatamente nas dimensões planejadas!

 

4) Fique atento às especificações técnicas dos eletrodomésticos

 

A atenção aos detalhes vale também para os eletrodomésticos. O segredo para escolher adequadamente é ficar atento às especificações técnicas. Pense nas dimensões físicas e na cor, mas não esqueça de ficar atento à potência, voltagem, ao consumo de energia elétrica e à durabilidade versus a infra-estrutura que possui em casa. Assim, você fará a compra assertiva.

 

Lembre-se de que ficar atento às dimensões e às especificações técnicas beneficia seu projeto de três formas:

 

  1. Você evita comprar itens que não serão utilizados ou que podem por sua casa em risco;

  2. Você garante a durabilidade da sua decoração.

  3. Você economiza na conta de energia elétrica.

 

5) Tenha certeza de que você tem dinheiro para pagar

 

Assegure-se de que as compras estejam dentro do seu orçamento. Tenha cuidado e mantenha seu planejamento. Negocie descontos com vendedores nas lojas físicas. Busque cupons de desconto para lojas online

 

Tome cuidado para não se empolgar com as inúmeras possibilidades e exagerar nos gastos. Você precisa comprar todos os itens que constam na sua lista de decoraçāo, mas economize! Se você seguir os passos anteriores, estará no caminho certo para a economia.

 

Então, para gastar menos você precisa:

 

  • Listar todos os itens

  • Comparar preços em lojas físicas e virtuais

  • Ficar atento às dimensões e especificações técnicas

  • Negociar descontos ou buscar cupons de descontos, usando o aplicativo Economiza Play. Para baixar, clique no banner abaixo. Use o código 36045447.

 

6) Adicione margem de 10% na compra de materiais de construção

 

Outro importante item do planejamento financeiro do seu projeto é a compra de materiais de  revestimentos, tintas, papeis-de-parede, que requerem cálculo prévio da quantidade a ser comprada. Geralmente colocamos 10% a mais, pois durante a execuçāo da decoraçāo ou reforma, ocorrem perdas e você nāo vai querer atrasar sua reforma para comprar mais quantidades ou esperar pela entrega de tais materiais. Mas cuidado! Comprar materiais em excesso é tão prejudicial quanto comprar insuficiente.

 

Portanto, depois de mensurar seus cômodos, planeje uma margem de 10% na compra de materiais para pintura, para revestimentos de piso e de parede. Assim, você conseguirá terminar seu projeto sem deixar partes sem revestimento ou pintura e, também, evitará desperdício de material!

 

7) Use o Google Imagens e Aprimore sua pesquisa para encontrar todos os produtos

 

Pode ser difícil de encontrar alguns itens da sua lista de decoraçāo. Utilize ferramentas como o Google Imagens para encontrá-los. É importante que você encontre 100% dos itens da sua decoração. Assim, conseguirá listar e comparar preços para garantir que sejam cobertos por seu orçamento.

 

 

 

Tenha em mente que o planejamento define o sucesso do seu projeto. Mesmo com um excelente planejamento, você pode encontrar dificuldades nas etapas seguintes. Afinal, a durabilidade e a qualidade da sua decoração requerem cuidados específicos. Se você decidir continuar sozinho ou se precisar de ajuda, conte conosco!

 

 

 

Se você curtiu essas dicas de como fazer uma lista de decoração, com certeza vai gostar deste Projeto de Varanda. Você acha que consegue aplicar essas dicas no seu projeto de decoração? Conta pra gente. Aqui na Arquilego sempre estamos querendo saber mais sobre vocês!


 

Please reload

Como Fazer Uma Lista de Decoraçāo Perfeita Para Sua Casa

16.01.2019

1/10
Please reload

RECENTES
Please reload

TAGS
Please reload