DESTAQUE

Os 6 Estilos de Decoração Mais Pedidos no Brasil - Pesquisa Arquilego

Quando se fala em estilos de decoração no Brasil, qual a preferência? Muito se cogita a respeito, principalmente levando em conta o que vemos de forma mais frequente, mas a verdade é que não há muitas pesquisas a esse respeito.


No Brasil ainda há muitas cidades que preservam um ar colonial ou até mesmo rural e os ambientes urbanos geralmente estão repletos de casas e apartamentos planejados.


Entretanto, a Arquilego resolveu avaliar todos os projetos que já efetuou e fazer alguns cálculos, e chegamos a um resultado surpreendente.


O brasileiro é moderno em seu estilo de decoração


Isso mesmo: o estilo de decoração mais pedido pelo brasileiro é o estilo moderno. Se considerarmos que mais de um terço dos projetos solicitados pede, atualmente, esse estilo de forma clara, podemos dizer que a tendência moderna tem tomado a cena.


Em mais de 400 projetos realizados, a Arquilego contabilizou que 34% das solicitações eram de caráter moderno. Mas, se somarmos isso aos 12% de clientes que buscavam o estilo industrial e aos 10% que procuravam projetos minimalistas – ambos bastante atuais e modernos – podemos afirmar que a visão moderna orienta mais de metade dos brasileiros quando o assunto é decoração. Os estilos clássico, rústico e eclético também estão em alta no gosto do brasileiro, como pudemos apurar!


Mas, quando falamos nesses estilos, ao que estamos nos referindo? Calma que a Arquilego os explica um por um!


Estilos de decoração – moderno


Quando se fala em “moderno” é um pouco difícil de definir, mas em decoração, esse termo tem uma cara e um estilo característicos. Muita gente acaba por confundir moderno e minimalista: embora o estilo moderno possa utilizar peças com visual mais geométrico e até mínimo, lança mão de linhas orgânicas também para criar ambientes menos áridos.



Tons creme, bege, marrom e acinzentados podem ser aplicados em paredes, peças decorativas e elementos mais estruturais para dar destaque a outras partes do mobiliário e a pontos focais do ambiente em particular. Em alguns casos, o estilo moderno pode estar diretamente associado à arte moderna, inclusive aplicando obras e peças que tenham essa característica com vigor.


Estilos de decoração – minimalista


O estilo minimalista, como o nome sugere, utiliza poucos elementos para compor visuais e ambientes organizados. Ao contrário do que muitos pensam, o minimalista não se resume apenas a “retirar” elementos – muito pelo contrário: a verdade é que cores e formas passam a ser elementos por si, completando e organizando os ambientes.



No estilo minimalista, predominam linhas geométricas, sejam elas retilíneas ou curvilíneas. Cores básicas neutras podem ser uma opção frequente, mas também há composições que utilizam cores primárias ou mais fortes, particularmente quando se busca realçar pontos e elementos específicos em cada ambiente.


Estilos de decoração – rústico


O visual rústico tornou-se mais popular ultimamente e não estamos falando apenas de novos ricos do agronegócio! Nesse estilo, usa-se com maior vigor elementos e peças que utilizam materiais claramente rústicos: madeira, palha, couro, panos e tecidos mais grossos.

Os ambientes são geralmente mais quentes e na maioria dos projetos assumem tonalidades que vão do bege claro ao marrom, passando por tons avermelhados e acinzentados. Além disso, outros elementos mais brutos podem ser usados, como pedras aparentes e até mesmo plantas, arranjos florais e cerâmicas.


Estilos de decoração – clássico


O estilo clássico usa elementos tradicionais, como madeiras de alto valor, como mogno e cerejeira, mas também aplica metais e vidros. Itens metálicos, que vão desde mesas e molduras a puxadores e adornos, costumam ser desenvolvidos em tons de dourado, bronze e cobre.

Há projetos mais “clean” no estilo clássico, mas também há que valorize a suntuosidade do ambiente, pedindo por lustres elaborados em cristal e tapetes com estampas tradicionais. Espelhos e cortinas mais pesadas podem criar uma atmosfera igualmente rica, porém mais confortável.


Estilos de decoração – industrial


O estilo industrial é um visual contemporâneo, que une elementos em bruto com uma atmosfera mais urbana e vem crescendo em metrópoles de todo o mundo. Estruturas expostas contrastam com uma decoração sofisticada, criando espaços inusitados.



O industrial é geralmente ótimo para espaços mais amplos e imóveis com características não residenciais, dando destaque à exposição do concreto, tijolos, tubulações e elementos arquitetônicos como portas e escadas. Cafés e restaurantes, assim como espaços de coworking e escritórios de startups, são os que mais adotam o estilo.


Estilos de decoração – eclético


O estilo eclético ainda é valorizado pelo brasileiro. Em decoração, é uma forma inteligente de unir dois ou mais estilos, quando há gostos contrastantes entre cônjuges, por exemplo, ou mesmo indecisão por parte do proprietário do imóvel.


Contudo, apesar de empregar elementos múltiplos e diversificados, o estilo eclético é considerado um estilo em particular pois consegue criar uma identidade em meio ao aparente caos de elementos, gerando harmonia através da diversificação.


Quer conhecer mais estilos e entender como eles podem mudar completamente sua casa, apartamento ou mesmo escritório? Fale com a Arquilego e mostraremos que os estilos favoritos do brasileiro são apenas alguns entre a enorme variedade de experiências que a decoração de interiores pode dar ao seus ambientes.

RECENTES
TAGS

(21)99110-0009

Copyright © 2020 Todos os direitos reservados. ARQUILEGO LTDA ME CNPJ 20.893.825/0001-90