DESTAQUE

O Guia Definitivo de Decoração de Quarto de Bebê

03/10/2017

A chegada de um filho ou filha em uma família é um acontecimento que muda radicalmente a vida de todos. Quando é o primeiro filho, então, a mudança é ainda mais forte. Todos os cuidados devem ser tomados para que a vida da criança seja a mais saudável e feliz possível. E isso inclui também a montagem de um quarto de bebê que proporcione segurança e conforto.

 

Quando os futuros pais, especialmente os de primeira viagem, começam a procurar referências de decoração para o quarto do filho, tendem a ficar confusos e perdidos no meio de tantas opções que existem no mercado.

 

E se com você também é assim, então está no lugar certo! Nesse post, nós da Arquilego, vamos lhe mostrar todos os detalhes que você precisa saber para montar um quarto de bebê dos seus sonhos.

 

Confira!

 

==> MAIS DE 60.000 ITENS PARA SEU BEBÊ VOCÊ ENCONTRA AQUI

 

Quarto de bebê: Tudo o que você precisa saber sobre esse assunto

 

Quando o assunto é montar um quarto de bebê, existem três características básicas que devem ser levadas em consideração na hora da escolha dos elementos para o quarto:

 

1) A primeira é segurança
 

Antes de tudo, os móveis e objetos diversos que escolher para compor o quarto do seu baby devem ser seguros, ou seja, não podem oferecer nenhum tipo de risco para a criança e para as pessoas que normalmente frequentam este ambiente.

Isso basicamente significa que os móveis devem ter:

  • Proteção especial (o caso dos berços é o mais importante e será tratado ao longo deste artigo);

  • Não podem ter quinas pontiagudas;

  • Devem estar firmes no chão sem a possibilidade de serem movidos com muita facilidade.

Da mesma forma, itens como tapetes devem estar bem grudados ao chão (se o seu piso for escorregadio, pode ser interessante optar por tapete com aderência), os objetos devem estar completamente montados sem peças soltas pelo quarto, serem produzidos com materiais que não provoquem nenhum tipo de reação alérgica nos bebês, dentre outros cuidados.

 

2) A segunda é conforto

 

Depois da segurança, vem o conforto do quarto de bebê. Isso significa que os móveis e tecidos devem ser confortáveis para a criança e para a mãe, em especial. Sendo assim:

  • O colchão do berço não deve ser nem muito mole nem muito duro e o próprio berço deve estar a uma altura que proporcione segurança para a criança e que seja de fácil manuseio para os pais;

  • O ideal é que a poltrona de amamentação tenha proporções maiores do que poltronas normais e que seja feita com um bom material;

  • A iluminação do quarto de bebê também é importante e não pode ser muito direcionada nem com luzes muito fortes para não agredir os olhos da criança.

Nós gostamos muito das poltronas de amamentação como a da foto abaixo. Podem ser encontradas por preços super em conta no site da Shoptime:

 

 Tomando os cuidados citados acima, você terá garantido a segurança e o conforto do seu baby da melhor forma possível.

 

 

3) A terceira é decoração

 

Depois que você já garantiu que o quarto do seu bebê vai ter a segurança e o conforto necessário, é hora de pensar na decoração. Assim, você pode escolher o estilo de móveis e objetos que mais goste, combinar cores, temas e materiais.

 

O problema é que nem sempre fazer isso é uma tarefa simples, não é mesmo?! Muitos pais sentem dificuldade na hora de montar a decoração para um quarto de bebê. E se você também apresenta esta dúvida, continue lendo esse post para conhecer algumas dicas infaliveis de decoração para usar no quarto do seu baby.

 

Mas antes veja quais são as principais dificuldades que os pais de hoje em dia enfrentam na hora de compor o quarto do seu filho ou filha.

 

 

==> SOLICITE AGORA UM ORÇAMENTO PARA O PROJETO DO QUARTO DE SEU BEBÊ

 

 

Principais dificuldades para compor o quarto do bebê

 

 

As maiores dificuldades que os pais possuem na hora de montar o quarto de bebê são em relação à compra dos móveis e como deixar o ambiente bonito e, ao mesmo tempo, confortável.

 

Como existem inúmeras opções de móveis e objetos no mercado, o que você deve ter em mente na hora de escolher o mais adequado para o quarto do seu baby, é o seu próprio gosto pessoal.

 

Não adianta investir em uma decoração cara só porque ela é tendência no momento, se toda vez que entrar no quarto da criança, sentir que esse espaço não transmite o seu bom gosto e estilo e, nem mesmo, está relacionado ao perfil da criança.

 

O que importa é montar um cômodo que tenha funcionalidade, que seja bonito e que combine com as suas preferencias em termos de decoração. Afinal de contas, é você quem vai passar a maior parte do tempo nele e deve se sentir confortável e satisfeita com a decoração, certo?!

 

Faça boas pesquisas no mercado para saber das opções de móveis e materiais mais seguros e confortáveis e, para não errar, aposte em uma decoração com elementos e cores neutras.

 

Agora, em se tratando de móveis, todo quarto de bebê apresenta aqueles itens que são indispensáveis no espaço, não é mesmo?!

 

Então para não errar na hora de comprar os móveis para o quarto do seu baby, confira a seguir os tipos de moveis que são essenciais e que não devem, em hipótese alguma, faltar neste espaço.

 

 

Tipos de móveis que não devem faltar no quarto do bebê

 

Em termos gerais, um quarto de bebê precisa apresentar três elementos básicos. São eles:

  1. Berço;

  2. Poltrona de amamentação;

  3. Cômoda ou armário com trocador.

A escolha desses móveis e de todos os objetos restantes para a montagem vai depender do tamanho disponível no próprio cômodo.

 

Para quem tem pouco espaço, uma dica interessante é investir em móveis que sejam reguláveis e que tenham duas funções, como a cômoda que também é trocador e um berço que vire uma cama.

 

Em relação à cômoda, a dica principal é que ela esteja na mesma altura da cintura dos pais, até mesmo para facilitar o cuidado com os filhos. Uma que gostamos muito é o da foto abaixo, que pode ser encontrada no site da Ponto Frio.

 

 

 

Este móvel também não pode apresentar quinas pontiagudas. Já as poltronas devem ser as mais confortáveis possíveis, para que as mães não sintam dificuldade ou desconforto na hora da amamentação.

 

O berço é o móvel mais importante para a o quarto de bebê e deve ser escolhido com atenção e cuidado. Um dos parâmetros de qualidade e de segurança que um berço deve ter é o selo de aprovação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

 

Além disso, como este móvel é um item coringa no quarto de qualquer bebê, é importante que você observe os detalhes presentes nele, até mesmo para garantir que o berço combine perfeitamente com o restante da decoração do quarto.

 

Alguns dos aspectos essenciais que os futuros pais devem levar em consideração na hora de escolher um berço para o filho são:

  • Regulagem do estrado – é recomendado que o estrado do berço seja regulável para ser alterado de acordo com o crescimento da criança.

Nos primeiros meses de vida do seu filho, normalmente, o estrado fica mais alto para facilitar o cuidado dos pais com ele.

 

À medida que o bebê vai crescendo, o estrado deve ser regulado e ficar mais baixo. Assim, evitam-se quedas que são em, geral, muito perigosas para a vida da criança e até mesmo que elas fujam do quarto (se estiverem maiorzinhas).

  • Rodinhas – o ideal é que se o berço tiver rodinhas que elas tenham sistema de trava em pelo menos duas.

As rodinhas oferecem uma praticidade interessante na hora de mover o berço para a limpeza do quarto de bebê e também na hora de dormir e colocar o berço perto da cama da mãe.

  • Grade móvel – a grade móvel em berços oferece uma praticidade interessante para os pais na hora dos cuidados com a criança.

O berço que gostamos é esse aqui, modelo 3 em 1, com preço super em conta:

 Você pode encontrar esse e mais outros modelos aqui na loja do Submarino.

 

Para serem seguras, as grades devem ter um sistema de deslizamento suave que esteja protegido por duas travas separadas. Dessa forma, à medida que o bebê crescer, ele não conseguirá mover a grade com facilidade.

 

Se você tem família grande e vive viajando uma excelente opção é um berço portátil, super fácil de montar e desmontar e ainda serve de cercadinho. Pode ser encontrado aqui na Mobly:

 

 

 

 

Agora que você já sabe do que um quarto de bebê precisa, está na hora de ficar por dentro das principais tendências do momento quando o assunto é a decoração do quarto de criança. Confira!

 

 

Tendências do momento para quarto de bebê

 

Uma das características que mais pesam na escolha da decoração do quarto de bebê é a cor ou as cores predominantes.

 

Fuja dos padrões sociais que indicam que quartos de meninas devem ser rosa e quartos de menino devem ser azuis e aproveite todas as possibilidades das inúmeras tonalidades existentes para montar uma decoração moderna e bonita, independente do sexo do seu bebê.

 

 

 

 

Atualmente, existem diversos estilos de quarto de bebê e os mais atuais são:

  • Clássico

Os quartos de bebê com estilo clássico possuem móveis de madeira pesada, iluminação indireta, cores em marrom e amarelo, com detalhes sutis e minimalistas, que conferem ao ambiente um visual mais elegante e sofisticado.

  • Moderno

Nos quartos com estilo mais modernos, você encontra um design mais arrojado, com móveis em cortes retos e cores mais vibrantes e uso de materiais diversos como acrílico e parede de lousa.

 

 fonte: limaonagua

  • Vintage

Os quartos de bebê com estilo vintage, apresentam móveis e objetos de decoração que são inspirados nos anos 50 e 60. Além disso, o seu design é mais rústico e as cores utilizadas na decoração são mais frias.

 

 

  • Provençal

Uma tendência que vem sendo bastante utilizada quando o assunto é decoração de quarto de bebê é o estilo Provençal. Nesse caso, a decoração é composta por móveis em madeira trabalhada, papéis de parede elaborados e predomínio de cores pastéis, branco e lavanda.

 

 fonte: pinterest

  • Montessoriano

Outra tendência também muito forte na decoração do quarto de crianças é o estilo Montessoriano.

 

 

 fonte: pinterest

 

Esse estilo determina que o quarto seja montado para a criança e tenha móveis e elementos ao alcance dela. Dessa forma, o seu filho vai se sentir seguro para explorar o espaço à medida que for crescendo.

 

Normalmente, os elementos mais usados são: colchões no chão, barras fixadas na parede, armário baixo, tapete para delimitar o espaço, dentre outras opções que facilitam o acesso dos móveis pela criança.

 

A escolha da cor é importante porque ela vai direcionar toda a decoração. Cores neutras como bege, nude, creme, cinza e branco estão sempre dentre as mais usadas para os quartos dos bebês.

 

Essas tonalidades combinam basicamente com todos os tipos de materiais de móveis e harmonizam bem com elementos coloridos, como objetos de decoração e brinquedos espalhados pelo cômodo.

 

A cor pode apresentar tantas possibilidades de uso que inclusive existe o tratamento conhecido como cromoterapia que pode ser definido como o que usa o potencial de cada tonalidade para estabelecer equilíbrio e harmonia entre corpo, mente e emoções.

 

Por exemplo, o verde proporciona equilíbrio porque é calmante. O laranja colabora na recuperação do emocional. Já o azul tranquiliza corpo e mente. E o amarelo é a cor da criatividade e do estudo.

 

Portanto, se você deseja fazer uma composição de cores no quarto do seu baby, para que esse ambiente transmita tranquilidade, paz e harmonia tanto para ele quanto para as pessoas que frequentam esse espaço, pesquise um pouco mais sobre cromoterapia e entenda o que cada cor representa e como cada uma delas pode contribuir para que você alcance o seu objetivo da melhor forma possível!

 

Montar o quarto do baby é simplesmente mágico

 

Montar o quarto de bebê é um período muito importante da gestação e permite que os pais preparem a casa para a chegada do filho. É importante estar atento à escolha de móveis seguros e confortáveis. E, claro, também se divertir montando uma decoração bonita que vai te deixar orgulhosa.

 

Seguindo direitinho as dicas dadas nesse post, com certeza você saberá como montar um quarto bonito, confortável, seguro e digno de receber o seu baby.

 

E se estiver sentindo dificuldade nesse aspecto, não hesite em contar com o suporte de um arquiteto especializado em decoração de interiores para garantir que o resultado final do quarto do seu bebê fique simplesmente perfeito!

 

==> SOLICITE AGORA UM ORÇAMENTO PARA O PROJETO DO QUARTO DE SEU BEBÊ

 

 

Please reload

Como Fazer Uma Lista de Decoraçāo Perfeita Para Sua Casa

16.01.2019

1/10
Please reload

RECENTES
Please reload

TAGS
Please reload