DESTAQUE

7 Dicas Incríveis Para Adicionar Cores Aos Ambientes Neutros

25/11/2016

Vamos começar desmentindo um clássico: ambiente neutro não é sinônimo de tédio.
Na realidade, a neutralidade oferece uma gama repleta de opções, personalidade e possibilidade de constante mutação ao gosto dos donos. Afinal, ela é a base! Mas são as cores nos detalhes que tornam os tons neutros tão interessante!

 

É por isso que a Arquillego, preparou esse artigo para você. Confira as dicas:

 

Por que ambientes neutros são as melhores apostas?

Talvez você nunca tenha parado para pensar como as cores exercem um papel essencial no seu dia a dia. Pode ser que não existam cores “certas” ou “erradas” para cada coisa, mas até a ciência – especialmente a neurociência e a psicologia – já comprovaram a influência das cores nas emoções, no humor e na disposição das pessoas.


Como a completa ausência de cores pode criar uma ideia de isolamento e vazio, a sobre presença delas pode criar uma sensação invasiva e de sobre estímulo que podem ser bem desagradáveis. Por isso, o ideal é equilibrar. E os ambientes neutros são perfeitos para isso! Por quê? Entre as vantagens estão:

  • Versatilidade: Afinal, menos é mesmo mais! Ambientes neutros permitem mais combinações na palheta de cores e oferecem, assim, mais possibilidades se você cansar de um ou outro estilo!

  • Amplitude de estilos: do minimalista chic ao moderno sóbrio e um estilo colorido jovial, tudo dependerá das cores adicionada aos detalhes.

  • Destaque na mobília: ambientes neutros destacam os seus móveis e sua decoração, o que poderia ser mais complicado em ambientes coloridos.

  • Tranquilidade: ambientes neutros criam uma atmosfera de tranquilidade, o que pode ser perfeito para o quarto, banheiro ou escritório, por exemplo.

Viu como neutro definitivamente não tem nada de tedioso? Então confira essas 7 dicas incríveis para adicionar cores e personalizar seu ambiente!

 

1.    CORES NOS DETALHES MENORES, NÃO NOS OBJETOS MAIORES

 

Um grande erro na concepção do ambiente é adicionar cores ao ambiente neutro apostando em objetos grandes como sofás, mesas, poltronas, balcões. Esses objetos são mais caros e sua durabilidade é maior, o que torna mais difícil a mudança e diminui sua versatilidade.


 

    Fonte: Tudoela

 

O segredo da personalização está nos detalhes, é isso que os olhos captam na percepção do ambiente. Quadros, vasos de flor, um abajur, uma almofada. Foque nos objetos menores e, assim, quando quiser mudar o estilo, será algo mais acessível, mais barato e mais fácil de fazer.

 

2.    ADICIONE TEXTURAS AO AMBIENTE


Ambientes neutros ficam muito bem com texturas! Especialmente se quiser criar uma atmosfera de conforto, aconchego e acolhimento. Texturas não são apenas táteis, mas também visuais: uma almofada de pêlos no sofá, um padrão de zebra no puff ou uma mesa de centro de madeira. Seja qual for, textura sempre cai bem com neutralidade!

 

                Fonte: Pintrest

 

3.    ESCOLHA UMA COR “PRINCIPAL”
A flexibilidade do ambiente neutro permite adição de várias cores, como do mais básico contraste. Mas escolha uma cor que se sobressaia mais que as outras, sem, contanto, abusar na inserção dos objetos.

 

        Fonte: Pintrest

 

4.    CONTRASTES: UMA APOSTA INFALÍVEL
Contrastes sempre funcionam bem em decoração e design. Eles educam, agradam e reinventam os olhares e percepções. O contraste na paleta de cores não precisa ser feito, necessariamente, só de preto e branco. Mais uma vez, a melhor parte dos ambientes neutros é contrastarem com praticamente tudo. Se quer adicionar cores, tudo bem. Se quer manter minimalista, considere o báscio: preto, mogno, chumbo. Sempre fica bem!

 

                        Fonte: Pintrest

 

5.    PENSE A LUZ E O AMBIENTE EXTERNO
 

Às vezes, a melhor dica está fora da casa. Pense como o ambiente em volta pode colaborar com as cores: a quantidade de luz que aquele cômodo recebe, se a sua cidade é sempre quente ou está sempre cinzenta. Tudo isso pode e deve ser usado no momento de pensar a decoração, a adição das cores, os detalhes e a resposta para o seu ambiente neutro pode estar bem ali, no seu quintal.

 

        Fonte: Pintrest

 

6.    ESCOLHA COM EMOÇÃO


Como dito anteriormente, as cores podem causar impressões no nosso psicológico. Como o azul pode te lembrar água e ser uma ótima escolha para o banheiro e o vermelho, ao lembrar fogo, ser uma boa para a cozinha. Leve isso em consideração ao escolher a cor adequada para cada cômodo!

 

                 Fonte: DecoraçãoeProjeto

 

 

7.    PENSE EM ESCALAS DE CORES!


Aplicar uma escala de cores nos detalhes também é uma ótima pedida para harmonizar o ambiente neutro. Veja a escala das almofadas da imagem abaixo (branco/cinza/preto), por exemplo.

 

                                                   Fonte: Pintrest



Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos para descobrir a melhor forma de aplicá-las no seu espaço! E não esqueça: ambientes neutros nunca saem de moda!
 

Please reload

Como Fazer Uma Lista de Decoraçāo Perfeita Para Sua Casa

16.01.2019

1/10
Please reload

RECENTES
Please reload

TAGS
Please reload