DESTAQUE

Quarto Montessoriano: O que é e como fazer!

02/11/2016

Como surgiu

 

O estilo de decoração Montessoriana surgiu de uma metodologia criada no século XX por uma médica e educadora italiana chamada Maria Montessori.

 

Maria nasceu em 1870 no norte da Itália e era filha única. Sua paixão pelas ciências fez com que ela direcionasse sua carreira para a psiquiatria, aprofundando os seus estudos no comportamento e aprendizado infantil. Ela também foi graduada em pedagogia, antropologia e psicologia. Em 1907, Maria pôs em prática o seu trabalho na Casa dei Bambini (Casa das Crianças), onde tinha como maior desafio educar crianças em uma faixa de idade mais jovem (até 6 anos), que eram consideradas  agitadas. O sucesso de seus métodos foi tão grande que acabou causando  interesse em pessoas por todo o mundo.

 

Maria sempre teve como princípios o conhecimento científico da criança, o estímulo que o ambiente proporciona e a importância do educador à incentivar a curiosidade no aprendizado. Com o sucesso de seus métodos, logo seu trabalho se expandiu em outras “Casas”pela Itália, dando origem hoje ao estilo de decoração montessoriana.

 

Como colocar em prática os princípios Montessori

 

A construção de um quarto infantil montessoriano deve ter como princípio básico que, tudo nele deve ser o mais próximo possível do ponto de vista infantil. O espaço deve respeitar os limites da criança, dando liberdade e segurança para que ela se locomova e explore o ambiente sem nenhum problema, estimulando assim, a busca direta e pessoal do aprendizado. A proposta aqui é dar autonomia e despertar a criatividade dos pequenos de forma que o seu desenvolvimento se dê por completo (físico, emocional e mental).

 

Os móveis e brinquedos devem ser adaptados da forma como a criança enxerga o mundo. Nada de prioridades no que diz respeito ao adulto, o foco é total na criança para que ela cresça livre e autoconfiante.

 

 

Como montar o quarto Montessoriano

 

Berço/Cama

 

Berços e camas altas são limitadores de movimento para as crianças. O ideal aqui é a substituíção desses móveis tradicionais por colchões ou futons que podem ser colocados diretamente no chão ou em cima de estrados baixinhos.

 

O objetivo é dar liberdade à criança de forma que ela se levante e se locomova pelo quarto quando quiser. Uma dica legal é que, no quarto ou próximo ao colchão, seja colocado um tapete de textura diferente. Além de ajudar no amortecimento de quedas, estimula o tato por diferentes sensações.

 

 

 

Medidas de segurança

 

Objetos pontiagudos devem ser evitados assim como, enfeites de vidro e qualquer outro material que possa causar um acidente. Tomadas elétricas devem ficar totalmente fora do alcance. Caso não seja possível, a proteção necessária deve ser tomada.

 

Brinquedos

 

Assim como a cama, estimulando a liberdade, os brinquedos devem estar ao alcance da criança, em prateleiras ou estantes baixas. Dessa forma, será possível que a própria criança pegue os seus brinquedos e os organize da forma que ela achar melhor.  A autonomia e a organização são o maior “trabalho” nessa hora.

 

Para os brinquedos, a dica é que não se  tenham muitos. Um número de brinquedos limitados por vez, faz com que seja possível uma “rotação” entre os mesmos evitando assim que a criança enjoe dos objetos ao seu alcance e desevolva a capacidade de se concentrar.

É importante lembrar que tudo deve estar ao alcance da criança! Inclusive o que for somente visual, como fotos e ilustrações.

 

Um dica também, é apostar em uma iluminação divertida e estimulante para o quarto das crianças. 

 

 

 

Dicas para despertar os estímulos infantis

 

Um espelho (de acrílico por segurança) ajuda à despertar a curiosidade e o auto conhecimento do bebê. É importante que ele reconheça o próprio rosto e os movimentos de seu corpo.

 

Música, de prefrência calma (clássica, violão ou flauta), ajuda no desenvolvimento do sentido auditivo da criança.

 

 

 

 

Benefícios de uma quarto Montessoriano para a criança

 

- A liberdade para se movimentar que a criança desenvolve desde pequena e o sentido de espaço que ela passa à ter.

 

- O auto aprendizado e a capacidade de tomar decisões

 

- A oportunidade de aprender coisas novas e desenvolver os estímulos sensoriais desde cedo

 

Algumas ideias para inspirar você:

 


Gostou? Acompanhe a gente para ter mais ideias ou entre em contato conosco que nós ajudamos você!  

 

Please reload

Como Fazer Uma Lista de Decoraçāo Perfeita Para Sua Casa

16.01.2019

1/10
Please reload

RECENTES
Please reload

TAGS
Please reload