DESTAQUE

Tudo sobre camas suspensas: tipos, vantagens e como implementar

27/01/2016

Camas suspensas são a alternativa perfeita para quem dispõe de pouco espaço, gosta de organização e não abre mão do estilo na decoração. Venha ver esse artigo que a Arquilego preparou para te contar os tipos, vantagens e como implementar uma cama suspensa no seu quarto!


Construir um espaço suspenso requer um projeto detalhado feito por um profissional de arquitetura, já que envolve questões como: estrutura, conforto, segurança, acabamento e design.

 

Parece que os novos ambientes disponíveis hoje em dia, sejam em casas ou apartamentos, são cada vez menores. Uma das soluções encontradas por profissionais de arquitetura, decoração e design de interiores para a otimização do espaço é a cama suspensa, onde fica uma área livre embaixo que pode ser utilizada como escritório, armário ou como uma biblioteca, com prateleiras para livros.

 


 

Inicialmente, as camas suspensas eram mais famosas nos quartos infantis e jovens. Como o quarto das crianças geralmente é menor, o ambiente precisava ser otimizado e colocar a cama acima do chão deixava um ótimo espaço para se aproveitar embaixo dela. Além de tornar a decoração muito mais divertida e interativa para a criança!

 

Era comum, por exemplo, incorporar a cômoda ou guarda-roupa embaixo da cama – esse móvel tem muita procura nos departamentos infantis, onde é chamado geralmente de “cama tudo em um”. Outra opção era deixar o espaço livre para os brinquedos, criando uma área de lazer para os pequenos.

 

Contudo, como o espaço urbano foi ficando cada vez mais reduzido e o potencial estilístico da cama suspensa na decoração era muito apreciado, o conceito foi logo estendido aos adultos em quartos de casal ou solteiro – e até mesmo no jardim!

 

 

Quais são as vantagens de usar a cama suspensa?

 

Muitas são as vantagens da cama suspensa, especialmente para quem tem espaço pequeno, mas também para quem tem espaço de sobra e adora caprichar na decoração e organização! Veja alguns benefícios que elencamos:

 

  • Otimização do ambiente, utilizando a área vertical e deixando espaço de chão para preencher com outros móveis ou utilitários decorativos;

  • Potencial de organização, permitindo utilizar o espaço inferior para organizar roupas, livros, sapatos ou qualquer outro item, seja embutido na cama ou não;

  • Para crianças, torna o ambiente mais divertido e imaginativo;

  • Percepção de amplitude no espaço, diminuindo sensações claustrofóbicas;

  • Incorpora a decoração do ambiente, podendo ser personalizada para dar um toque minimalista, contemporâneo, moderno, eclético e mesmo rústico;

 

 

Veja tipos de cama suspensa e como utilizar

 

Existem vários tipos de cama suspensa que podem ser utilizadas tanto no interior como no exterior do seu lar. Confira as diferenças entre as camas suspensas e qual atende melhor ao seu projeto ideal:

 

Cama Mezanino
 

 

 

Aqui, a ideia é criar um “mezanino” dentro do quarto. Ou seja, a cama fica num nível superior ao chão e o acesso é através de escada. Esse tipo de cama suspensa é ideal para quartos que têm o pé-direito alto, pois é preciso que a pessoa tenha espaço para também estar sentada à vontade na cama, se quiser.

 

A cama mezanino deixa o espaço inferior totalmente livre para ser utilizado, podendo ser preenchido com móveis ou mesmo deixar livre para circulação, aumentando a noção de amplitude do quarto.

 

Se você tem um quarto pequeno, mas gostaria de ter um closet, a cama mezanino é a cama suspensa ideal, pois permite que ambos coexistam de forma super funcional e sem interferir no tamanho ou na decoração.

 

Cama Escrivaninha

 

Essa é a cama suspensa queridinha dos estudantes e também dos profissionais liberais que trabalham em casa. Como o nome sugere, essa cama tem uma escrivaninha acoplada na parte inferior e pode incluir também algumas prateleiras ou estante para livros.

 

Ela é uma ótima pedida para o quarto dos adolescentes, já que cria um ambiente favorável para focar nos estudos sem precisar sair do próprio quarto.

 

Cama-Tudo

 

       Fonte Pinterest

 

Essa cama suspensa pode ser tudo, daí o nome. Existem várias possibilidades de “cama-tudo”, como a cama-armário, que é uma cama suspensa com um armário embutido na parte inferior, ou a cama-estante, que tem diversos nichos e/ou prateleiras para organizar livros, souvenires e outros colecionáveis.

 

Esse tipo de cama nem sempre é tão alta (verticalmente) como as demais, às vezes podendo parecer até mesmo uma box normal para os desatentos. Mas sua parte inferior é embutida com elementos que ajudam na organização e, através disso, otimizam seu espaço. Podem ser gavetas, bolsas laterais, prateleiras, armários ou vários desses juntos.

 

Cama-Flutuante

 

 

                     Fonte Pinterest

 

A cama flutuante, também chamada de “cama-balanço”, é uma boa peça para quem tem mais espaço disponível. Ela também é utilizada no espaço externo, como jardim, quintal, varanda gourmet, etc.

 

Essa cama é sustentada por cordas ou cabos e penduradas no teto e pode ser utilizada tanto para uma pessoa só quanto para receber um grupo de amigos. Ela tem potencial para transformar o ambiente com uma esfera mais acolhedora, dinâmica, jovem, exótica ou até rústica, dependendo do material escolhido para a cama.

 

Uma tela mosqueteira ou de tecidos finos sobre a cama podem dar um toque especial na decoração do ambiente, além de ser uma ótima camada de proteção.

 

Veja mais camas suspensas, lofts e mezaninos e inspire-se:

 

 Pretende adotar essa tendência contemporânea na sua casa ou apartamento? Fale com a Arquilego, podemos ajudar no seu projeto de arquitetura e decoração. Podemos dar uma linda solução ao seu espaço. Peça um orçamento.

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Como Fazer Uma Lista de Decoraçāo Perfeita Para Sua Casa

16.01.2019

1/10
Please reload

RECENTES
Please reload

TAGS
Please reload