DESTAQUE

Como Fazer Uma Decoraçāo de Closet Moderno

09/09/2016

Ter um espaço próprio para guardar suas roupas, acessórios e sapatos sem muito aperto é um desejo de muitas pessoas, principalmente mulheres, que sonham em ter um closet. Isso porque a palavra inglesa “closet”, remete à estilo e sofisticação.

 

Mais que um mero lugar para guardar roupas e sapatos, o closet é símbolo de organização, sofisticação e requinte. Então, a questão é: como fazer uma decoraçāo de closet moderno? e de maneira simples e barata? Quais elementos devem ser levados em consideração? Os guarda-roupas cada vez mais tem se tornado um móvel obsoleto que além de não organizar bem as roupas, muitas vezes não combina com o quarto e ocupa muito espaço.

 

A maioria das pessoas sonha em ter um closet, mas por diversos motivos desistem da ideia. Os motivos são diversos. Seja pelo valor de investimento num projeto de decoraçāo de closet, ou pela falta de espaço acabam por desistir da ideia. Se você sempre sonhou em fazer um closet moderno, continue lendo o texto e acabe com suas dúvidas em relação ao assunto.

 

Closet moderno e barato

Este tipo de closet pode ser montado em qualquer lugar. Seja no espaço em que ficava seu guarda-roupa, num quartinho sem uso, ou em qualquer lugar possível para instalar araras, prateleiras, e gavetas, além dos itens que irão compor seu closet. Inserir uma estante ou armário também é uma solução para utilizar como uma espécie de divisor.
 

Antes de tudo o ideal é medir o espaço do cômodo que irá colocar os artigos do closet que deseja. As prateleiras são um item bastante necessário, pois nelas serão guardados sapatos e roupas dobradas. Elas devem possuir uma espessura suficiente para que sustente o peso dos objetos que serão guardados nela.
 

Espelhos e lâmpadas para iluminação são objetos fundamentais para qualquer closet. Nesse tipo de closet, as cortinas cumprem um ótimo papel ao ‘esconder’ o closet do quarto. Existem muitas casas de luxo  que já possuem closets para que você possa guardar seus objetos com espaço de sobra sem se preocupar com reformas!  
 

Closet otimizado e minimalista

O estilo minimalista está bastante em alta, pois a regra que leva é a de priorizar sempre o básico. Ao utilizar esse estilo em closets, você deve apostar em itens e peças simples para criar seu espaço ideal, como araras para colocar suas roupas, e caixas para guardar seus acessórios.

 

Essa ideia de closet é semelhante a um guarda-roupa sem as portas.  É possível encontrar muitos imóveis, que tenham espaço suficiente para a criação de um closet, pois por menor que sua casa, ao utilizar o estilo minimalista com araras e caixas, o resultado da criação é um closet super moderno!

 

Sempre existe um espaço que pode ser utilizado. Nas fotos abaixo temos algumas inspirações de closets não convencionais que mesmo assim passam longe de armários antiquados. 

 

 

Acima podemos ver que os closets foram criados em espaços compartilhados. Com a disposição e estrutura correta todo ambiente pode ser adaptado.

 

 

Closets planejados

Ao contrário do que muitos pensam, closet planejado não é algo apenas para pessoas que possuem casas ou apartamentos espaçosos. Por menor que seja sua casa, sempre existe um espaço sobrando que pode virar um closet. É importante que você faça um levantamento do que você tem e deseja colocar no closet antes da montagem.  Closets planejados são ótimos para quem mora em casas em condomínio fechado , pois nesse tipo de moradia, assim como em outros tipos de imóveis, os closets têm o benefício de arejar suas roupas, e deixá-las sem bolor ou umidade.

 

Entrar em contato com um profissional de decoração, projetista ou designer de interiores é uma boa estratégia caso esteja sem ideia nenhuma de como aproveitar o espaço da melhor forma possível. Após levantar tudo que você quer colocar no closet, roupas, sapatos, bolsas, é hora de pensar qual estilo você deseja que o closet tenha. Existem diversos estilos de decoração de closets desde decorações mais clássicas a mais moderna como a minimalista.

 

O estilo do closet definirá o tipo do desenho e corte dos armários e revestimento, além de também o espaço, a iluminação e a estética do closet.

 

Itens que fazem a diferença

Existem alguns itens que fazem a diferença na criação de closets. Mesmo que você opte por closets mais baratos e simples, esses objetos são extremamente necessários.

  1. O espelho é o primeiro item essencial. Além de auxiliar na montagem de seu look, os espelhos são peças chaves em locais reduzidos. De preferência a espelhos grandes, pois eles criam o efeito de o espaço parecer maior do que realmente é por causa da reflexão.

  2. Nichos também fazem um papel muito importante na organização de seu closet. Eles são peças práticas que podem ser acomodadas de diversas maneiras facilitando a composição do espaço.

  3. Fazer uso de luminárias como arandelas é uma ótima opção para iluminar bem o local, se tiver bastante espaço você pode aproveitar e criar até mesmo uma penteadeira para você se maquiar ali mesmo.

  4. Compre muitos cabides, pois esse item é fundamental para pendurar suas roupas nas araras ou estantes. Fazer uso de ganchos e cabideiros para pendurar suas bolsas e chapeis também é uma ótima ideia para otimizar seu closet e aproveitar bem o espaço disponível.

 

Proporção do Closet

 

Se o espaço para o closet não for problema, você deverá ter em mente algumas medidas ideais para seu projeto. Áreas até 5 m² são ideais para solteiros e, no caso de casais, deve se considerar um ambiente acima desta medida. 

 

 

Quanto a proporção das áreas de utilização (nichos, gavetas, cabideiros etc...) vale lembrar que a quantidade e a distribuição das áreas no closet irão variar de acordo com a sua necessidade. Caso você não queira complicar demais, pode partir do princípio básico: área maior para cabideiros, menor para gaveteiros/nichos de roupas e prateleiras para sapatos e bolsas.

  

Opção prática e barata

Caso você esteja sem tempo e disposição para planejar seu closet, uma opção muito prática é comprar os closets que já vêm prontos para a montagem. Eles podem ser encontrados em diversas lojas de móveis e possuem a grande vantagem ser portátil, logo, não terá problemas caso você se mude ou deseje transferir seu closet para outro espaço.

 

 Closet da Leroymerlin


 

Essa opção além de barata é bastante prática. Ela é mais vantajosa que comprar um guarda-roupa, pois organizar suas coisas em um closet é mais fácil e espaçoso. Suas coisas não ficarão mais todas emboladas e jogadas no fundo do armário, no closet você tem uma visão geral de todas as peças que possui podendo montar da melhor o look que deseja.
 

É importante medir o espaço que irá instalar o closet se for comprar já pronto na loja. Além disso, você deve ter uma boa noção se todas as suas coisas caberão ali. Também é necessário planejar os itens que irão compor seu closet, mesmo que compre ele pronto para ser montado, algumas coisas terão que ser compradas a parte, como puffs, ou poltronas para você sentar ao se arrumar e vestir calçados, espelhos para se maquiar e planejar seus looks, e até mesmo cortinas caso não queira deixar seu closet a vista.  

 

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais com seus colegas e amigos!

 

 

 

 

 

 


 

Please reload

Como Fazer Uma Lista de Decoraçāo Perfeita Para Sua Casa

16.01.2019

1/10
Please reload

RECENTES
Please reload

TAGS
Please reload