DESTAQUE

Dicas para decorar e aproveitar melhor o corredor do seu imóvel

14/05/2015

Enquanto todos os cômodos recebem atenção especial, o corredor sempre acaba negligenciado. Seja o corredor largo ou estreito, por ser um “trecho de passagem”, muita gente acaba esquecendo desse espaço na hora da decoração e o resultado é um pedaço de casa entediante e destoante do resto do imóvel.


Não quer ficar com um corredor chato e frio? A Arquilego reuniu as melhores dicas pra você aproveitar melhor esse espaço e inclui-lo na decoração! Venha ver como seu corredor pode ser um espaço incrível com um toque de decoração!

 

Considerações importantes para decorar o corredor

 

Antes de começar a decorar e reformular o espaço, contudo, é importante levar alguns pontos em consideração para fazer o trabalho bem feito. De nada adianta um corredor bonito e não funcional. Você vai querer considerar, antes de decorar:

  • Tamanho do corredor: tanto em largura quanto comprimento;

  • Circulação: a decoração não pode comprometer a passagem;

  • Segurança: as mudanças na decoração ou ocupação do espaço não devem torna-lo menos seguro, especialmente se possui crianças em casa.
     

É preciso lembrar sempre que o corredor é um espaço de passagem, portanto a circulação deve ser facilitada. Colocar móveis em corredores estreitos para depois andar tropeçando e desviando dos objetos não faz nenhum sentido. Decoramos porque queremos e podemos aproveitar o espaço onde estamos ou passamos, mas a funcionalidade nunca deve ser colocada em segundo plano.


Agora que já anotou essas observações importantes, vamos às dicas!
 

ILUMINAÇÃO DO CORREDOR

 

 Já pensou em mudar um pouco o ambiente brincando com a iluminação? Se você possui um estilo mais clássico, aposte em um rebaixamento de gesso, por exemplo, com luminárias embutidas.  Outra dica legal é apostar em um belo lustre que chame a atenção para o cômodo.


A iluminação consegue ser a decoração por si só, colocada da maneira correta. Outra dica é contrastar as cores com a iluminação. Por exemplo: paredes texturizadas ou de cores menos claras – como castanho, vermelho ou cobre – com pontos de luz instalados no chão ao longo da parede, direcionadas para cima, criando um ambiente moderno e charmoso.

 

 

 

 

 

Mas se gosta de manter seu corredor com cores neutros, isso não significa que ele precisa ser sem cor alguma. veja também nosso artigo com dicas para adicionar cores a ambientes neutros.

 

​CHÃO DO CORREDOR

 

Não subestime o chão que você pisa: o chão do corredor é um excelente espaço para diferenciar na decoração. Especialmente quando os corredores são estreitos e não oferecem muito espaço para mobília ou ficam um tanto claustrofóbicos com decoração de parede. Vale alterar o piso, incluindo assoalho de madeira, piso frio ou até mesmo tapetes.

 

 

PAREDES DO CORREDOR

 

Tudo bem que a decoração de espaços pequenos não é fácil, mas que tal apostar na decoração das paredes para dar um estilo único ao seu projeto? Paredes são um espaço versátil e oferecem muitas oportunidades para decoração. Basta analisar o espaço disponível e o que adapta melhor ao ambiente. Algumas boas opções que você pode considerar:

  • Quadros

  • Molduras

  • Espelhos

  • Estante embutida

  • Nichos

  • Prateleiras

 

 

 

 

 

 

 

 

MOBILIAS PARA CORREDOR

 

Se o corredor tem espaço suficiente, pode optar por adicionar mobília para dar mais vida ao ambiente. Móveis de corredor vão desde uma namoradeira charmosa a um simples e elegante aparador com vasos de flor ou fotos em cima. A mobília pode ser mais que parte da decoração e acabar por se mostrar muito útil no “espaço se passagem”.

 

Uma dica na hora de adicionar móveis aos corredores é criar contraste entre a mobília e as paredes. Por exemplo, um armário canela contra a parede branca ou um aparador prata contra paredes pretas, complementado pela iluminação. Abuse da criatividade!
 

 

 

PORTAS DO CORREDOR

 

Outra dica legal é a variação das cores das portas para dar um ar jovial e inusitado ao seu corredor. Vale usar apenas uma cor contrastante (opte por cores vivas como laranja, vermelho ou a que melhor combinar com sua decoração) ou mesmo pinturas e adesivos completos para as portas. 

 

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e família e participe desse movimento por corredores mais vivos e atraentes! ;)

 

Please reload

Como Fazer Uma Lista de Decoraçāo Perfeita Para Sua Casa

16.01.2019

1/10
Please reload

RECENTES
Please reload

TAGS
Please reload