DESTAQUE

Horta e Jardim Vertical: como plantar, regar e instalar gastando pouco

24/04/2015

A preocupação com a saúde tem levado muitas pessoas a prestarem mais atenção com o que comem. Sabe aquele cantinho da casa que você não sabe exatamente como decorar? Ele pode aliar bem estar da família com paisagismo e saúde. Simples e barato. Que tal fazer um jardim ou uma horta vertical?
 

Se você está buscando uma casa mais ecológica, uma decoração verde pode ajudar. Escolha cultivar temperos, flores, cactos... Listamos a seguir algumas dicas de como plantar e como regar. Mais abaixo, veja também nossas dicas para instalar a horta vertical!

 

 

    Como plantar:

  • Escolha um local com boa ventilação e que a horta tenha acesso diário ao sol. Sugerimos varanda e sacadas; Aliás, combinar sua horta com uma varanda gourmet, não seria nada mal.

  • Feito isso, escolha os recipientes onde as plantas ficarão. Mantendo a ideia do natural e saudável, recomendamos potinhos de barro. Tome cuidado de fixar bem para não acontecer nenhum acidente, como algum potinho cair ;)

  • Coloque na base do vaso algo que permita que a água passe, mas sem levar toda a areia. Costuma-se usar pedras ou pedacinhos de madeira. Acrescente a areia sobre essa base e depois a semente ou muda no centro.

     

     

     

 Coloque na base do vaso, algo que permita que a água passe, mas sem levar toda a areia. Costuma-se usar pedras ou pedacinhos de madeira. Acrescente a areia sobre essa base e depois a semente ou muda no centro.

 

  • Obs.: caso use mais de uma semente num mesmo vaso, deixe uns 20 cm entre as mudas ou sementes.
     

  • Cubra a semente com mais areia ou esterco (se for uma muda, cubra somente a raiz). Se você acha meio nojento colocar esterco, existem areias que já vêm adubadas. Outras opções para nutrir o solo, que você provavelmente encontrará em casa com mais facilidade, são borra de café e casca de ovo. Obs.: Folha seca ou palha sobre a terra ajudam a proteger suas plantinhas da exposição ao sol e a chuva.

 

Dicas para regar

  • Regue em horários que não tenha sol;
     

  • Regue regularmente para manter a unidade da areia, mas antes de começar a molhar a planta, veja se a terra está úmida. Caso esteja, não é necessário mais água (excesso de água pode dar fungos e matar sua plantinha). Sustentabilidade vai muito além do que imaginamos e economizar água, além de manter a saúde do seu jardim, ajuda a preservar o planeta.

O que plantar?

 

Alecrim, Cebolinha, Coentro, Hortelã, Manjericão, Orégano e Salsa são boas opções para sua horta. Além de fazer bem à saúde, são ingredientes curinga na cozinha ;).
 

Ervilhas, milho, feijão e fava, rúcula e o espinafre (considerados legumes rústicos que crescem rápido e precisam de pouco cuidados). Também: alfaces, manjericão, tomate cereja, lavanda, acelga, morangos, etc.
 

Como instalar a horta ou jardim vertical em casa?

 

A parte boa da horta/jardim vertical é que pode ter qualquer tamanho e, assim, adaptar ao espaço que você tem disponível em casa! Antes de tudo, decida onde instalar a horta vertical. Se tiver uma parede que não está sendo ocupada, esse é o espaço perfeito.

 

 

 

O primeiro passo é impermeabilizar a parede. Sugerimos que nessa etapa seja consultado um profissional e a Arquilego pode te ajudar.

 

 

 

Feito isso, escolha a estrutura. Mantendo a ideia de ambientes sustentáveis e com estilo, sem a necessidade de mudar a arquitetura do local, vamos sugerir algumas opções mais ecofriendly:

  • Madeira de demolição

  • Fibra de coco

  • Paletes

  • Bambus

  • Garrafa PET

 

Agora, é só parafusar as placas na parede e pronto: suas plantas já estão instalada e sua nova decoração está pronta!
 

Caso se considere uma pessoa com dons artísticos, pode pensar em personalizar os paletes, por exemplo, com cores diferentes, desenhos ou outros detalhes. Isso dará um ar mais animado e jovial ao ambiente.

 

Horta e jardim vertical pendurados
 

Se sobrou canos de PVC da sua obra, também é uma ótima opção para considerar e muito em conta! Os canos devem ser cortados ao meio para que as mudas sejam plantadas no seu interior. Eles podem ser fixados na parede ou pendurados, unindo várias seções com corda ou uma corrente de ferro, por exemplo.

 

 

 


Veja também a horta em garrafas pets penduradas como cortinas nas fotos abaixo:

 

 

 

 


Ou, ainda, um jardim nas garrafinhas de vidro:

 

 

 


Ah, se você optou por plantar temperos, convide os amigos pra uma reuniãozinha quando os temperos tiverem crescidos. Eles vão adorar saber que estão comendo algo que foi cultivado em casa. Quem sabe eles também não se animam com a ideia e resolvem fazer uma horta em casa também? 

 

Please reload

Como Fazer Uma Lista de Decoraçāo Perfeita Para Sua Casa

16.01.2019

1/10
Please reload

RECENTES
Please reload

TAGS
Please reload