DESTAQUE

Decoração de Quarto Infantil: Fugindo do Óbvio

Procurando inspiração para planejar o quarto dos pequenos? Veja esse artigo que a Arquilego preparou com várias fotos inspiradoras e dicas para a decoração de quarto infantil fugindo do óbvio que vemos por aí.


Que as crianças têm a imaginação muito fértil, todo mundo sabe. Não precisa de muito pra móvel virar forte, tecido virar roupa e brinquedo virar melhor amigo. Quando o assunto é o quarto, então, aí ninguém segura a mente dos pequenos.



A decoração do quarto infantil merece uma atenção especial na hora de fazer o projeto. Não só porque oferece muitas possibilidades encantadoras e deslumbrantes, mas também porque nunca devemos esquecer o principal: a funcionalidade e segurança para os pequenos.


A infância é a fase mais ativa e imaginativa da vida humana. Todo instante é uma nova descoberta e todo segundo vale uma vida inteira. A decoração do quarto infantil facilmente enche os olhos, mas tem um valor ainda mais alto para as crianças: o potencial imaginativo e a possibilidade de independência.


Maria Montessori, médica e pedagoga mundialmente conhecida pela sua abordagem totalmente centrada na criança, foi a pioneira em reforçar a importância do ambiente para a criança. A cientista italiana dizia que a melhor coisa que um adulto podia fazer para uma criança é dar as ferramentas certas e preparar o ambiente para que ela se torne independente ao seu modo e seu tempo. Foi ela a percursora do quarto montessoriano.

Dito isso, veja aqui algumas dicas que você pode considerar antes de fazer o projeto de decoração de quarto infantil!


Planejando a decoração do quarto infantil

Quem não enlouquece preparando a decoração do quarto das crianças? Impossível! Contudo, alguns pais ultrapassam alguns limites e deixam o quarto pouco funcional ou até mesmo muito agressivo para um ambiente em que a criança passa tanto tempo. Por isso, algumas coisas para levar em conta são:


1) Pense em cores harmoniosas


Colorido definitivamente é algo que lembra criança, mas vá com calma nas cores vibrantes! Lembre-se que as cores do ambiente também influenciam o nosso psicológico e a energia do espaço. Distribua bem as cores fortes e considere uma cor mais neutra para ser o tom predominante.

Um exemplo são as cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo. Elas são mais estimulantes, por isso devem ser usadas moderadamente e bem equilibradas com tons neutros.


2) Pense no ambiente como um aliado da criança


Leve em consideração as capacidades e habilidades da criança, de modo que a decoração do ambiente facilite o seu movimento e suas atividades.

Se estamos falando de um quarto para bebê que está engatinhando, incorporar texturas e detalhes na decoração que o façam se movimentar será um aliado para seu desenvolvimento e, certamente, muito divertido!

Se estamos falando de uma criança de três anos, que já anda, tem mais energia e está criando sua personalidade, possivelmente ter nichos ao seu alcance que permitam à criança organizar os brinquedos ao seu modo será uma ótima pedida.


3)Tornando o ambiente funcional


Com tantas possibilidades para decoração do quarto infantil, a vontade é encher de coisas! Contudo, considere seriamente o espaço de circulação e se o mesmo está funcional para a criança.

Aproveitar a parede e os cantos é um bom começo, deixando a área central livre para que os pequenos possam pular, correr e rolar à vontade. Criança tem muita energia para gastar!

Evite o excesso de móveis e prefira aqueles que forem multifuncionais. Tente também deixar mais acessíveis as coisas que são mais utilizadas. Afinal, não basta ser encantador: o quarto deve ser prático para o dia a dia também!


4) Pergunte à criança!


Pode soar meio maluco, mas se a ideia é tornar o quarto um ambiente agradável para a criança, quem melhor que ela para dizer o que gosta?


Tente incorporar coisas que agradem o pequeno, como a sua cor preferida, personagem favorito, algum detalhe que chame mais a atenção. Aliás, se quer fazer um quarto infantil temático, perguntar à criança é definitivamente a melhor ideia.


5) Segurança em primeiro lugar


Não esqueça do mais importante: segurança! Na hora de fazer o projeto de decoração do quarto infantil, lembre-se de colocar as entradas elétricas fora do alcance dos pequenos e, caso pretenda incorporar camas suspensas ou algum brinquedo alto, considere modos de prevenir quedas.


Agora veja abaixo nossa seleção de quarto infantil temático! Definitivamente, um sonho para as crianças – e para os pais também!


1) Quarto Fundo do Mar:

2) Quarto Nuvem:

3)Quarto Escalada:

4)Quarto Casa na Árvore:

5)Quarto Medieval:

VIDEO DE INSPIRAÇÃO DE DECORAÇÃO DE QUARTO INFANTIL COM TEMA DE SUPER-HERÓIS QUE FIZEMOS PARA UM CLIENTE ARQUILEGO:

E aí, qual o preferido do seu pequeno? Quer um também? solicite seu projeto aqui.

RECENTES
TAGS

(21)99110-0009

Copyright © 2020 Todos os direitos reservados. ARQUILEGO LTDA ME CNPJ 20.893.825/0001-90